quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pesquisadores alegam ter curado homem soropositivo


Vírus HIV sumiu do organismo de Timothy Brown após transplante de células-tronco

Um homem norte-americano de 44 anos foi curado da contaminação pelo vírus HIV graças a um transplante de células-tronco retiradas da medula óssea de um doador. O anúncio foi feito nesta semana por pesquisadores alemães que cuidaram de Timothy Ray Brown, 44 anos. 


Morador de Berlim, Brown era soropositivo e sofria também de leucemia, doença que ataca a medula e faz com que ela produza células anormais no sangue. Em 2007 o paciente se submeteu a um transplante de células-tronco adultas retiradas de um doador que não produz os CCR5, proteína usada pelo HIV para tomar células sadias do organismo. Geralmente pessoas que não produzem CCR5 são imunes ao vírus da Aids. 

Pouco mais de um ano depois do primeiro transplante a leucemia de Brown voltou a aparecer e ele recebeu mais um transplante do mesmo doador. Foi aí que o HIV sumiu de seu corpo, contrariando todas as expectativas iniciais dos médicos. 

A notícia é boa, mas não significa que foi descoberta uma cura para o HIV. Primeiro porque as condições do organismo do norte-americano eram bem específicas: por ter leucemia, ele já ia se submeter ao transplante de qualquer maneira. Além disso, não é nada fácil encontrar um doador compatível para um transplante de medula, que é um processo bastante doloroso. Os resultados foram divulgados na revista científica "Blood". 

Nos siga no twitter: @planetaMixLGBT

Nenhum comentário:

Postar um comentário